Dor no Quadril


Dor no Quadril

A articulação do quadril ou articulação coxo-femoral é composta pela região articular que envolve o fêmur proximal e região da bacia (pélvis). Sendo que possuímos dois quadris, eles são responsáveis por suportar nosso corpo, nos permitindo andar, agachar, sentar ou girar sobre nós mesmos.
Existem vários motivos de dores no quadril, as causas mais comuns na população em geral incluem artrose, bursite, dores musculares e compressão nervosa. Já nos atletas, a dor no quadril pode ser mais frequente por impactos diretos ou indiretos e síndromes por uso excessivo.

As dores no quadril podem ser decorrentes exclusivamente de alterações no quadril ou em estruturas vizinhas que podem confundir o diagnóstico, assim como as dores podem exercer alguns padrões diferentes. Dentre as várias doenças do quadril as dores podem alternar quanto ao horário de ocorrência e tempo de duração, piora relacionado a certos tipos de movimentos e localização da dor que pode ser pontual, difusa ou até mesmo irradiada.

Algumas patologias relatadas, causadoras de dor no quadril, sãos as tendinites e a bursite, artroses e artrites, fratura por estresse, lesão labral, impacto femoro acetabular, ressalto do quadril, subluxação, síndrome da banda iliotibial, sindrome iliopsoas, lesões musculares e tendinosas, síndrome do piriforme, osteonecrose, calcificações e lesões ósseas tumorais e patologias traumáticas (fraturas, contusões e luxações). Ainda temos aquelas doenças que podem cursar com dor no quadril mas são de origem extra articular com as hérnias, pubalgia, lombalgia, dor no cóccix e alterações abdominais e pélvicas.

Devido a possibilidades de tantas doenças no quadril ou fora dele, os padrões de dores, diagnóstico e tratamento são diversos, sendo importante uma boa avaliação clínica e com possibilidade de exames de imagem adequado.
O tratamento são os mais diferentes possíveis, podendo ir desde repouso e bolsas de gelo até intervenção cirúrgica, por isso uma avaliação com um especialista assim que começar os sintomas é muito importante.